02/04/2023
 
 
Criptomoedas. Uma "ameaça à estabilidade financeira global"?

Criptomoedas. Uma "ameaça à estabilidade financeira global"?

Jornal i 20/02/2022 13:26

Alerta é do Financial Stability Board.

O Financial Stability Board (FSB), que reúne reguladores de 24 países e jurisdições, alertou que o mercado de criptomoedas em “rápida evolução” pode chegar rapidamente a um ponto em que se torna uma “ameaça à estabilidade financeira global”, devido ao seu tamanho, vulnerabilidades estruturais e laços crescentes com o sistema financeiro tradicional.

O relatório examina os desenvolvimentos e vulnerabilidades associadas a três segmentos de mercados de ativos criptográficos: ativos criptográficos não rastreados (como Bitcoin); moedas estáveis; e finanças descentralizadas (DeFi) e plataformas de negociação de ativos criptográficos. O relatório observa o inter-relacionamento próximo, complexo e em constante evolução entre estes três segmentos, que precisam, defende, de ser considerados de forma holística ao avaliarem-se os riscos relacionados com a estabilidade financeira.

O alerta fica dado: “Os riscos de estabilidade financeira podem aumentar rapidamente”, disse o grupo nesta última semana. Até porque, “se a atual trajetória de crescimento em escala e interconectividade de criptoativos para essas instituições [bancos] continuar, isso pode ter implicações para a estabilidade financeira global”.

O organismo - que se mostra alarmado - chegou a fazer uma comparação com os negócios vinculados ao mercado imobiliário que ajudaram a desencadear a crise financeira de 2008. “Como no caso da crise das hipotecas nos EUA, uma pequena quantidade de exposição conhecida não significa necessariamente uma pequena quantidade de risco, principalmente se houver falta de transparência e cobertura regulatória insuficiente”, escreveu.

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


Especiais em Destaque

iOnline

iOnline
×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline