24/05/2022
 
 
Melhoria da qualidade do ar no primeiro confinamento salvou 800 vidas na Europa diz estudo

Melhoria da qualidade do ar no primeiro confinamento salvou 800 vidas na Europa diz estudo

@Dreamstime Jornal i 26/01/2022 11:38

Estudo observou que o encerramento de locais de trabalho e escolas em cidades europeias reduziu os níveis de poluição atmosférica.

Mais de 800 vidas podem ter sido salvas em toda a Europa graças a uma melhor qualidade do ar na primeira fase de confinamento levado a cabo pela pandemia de covid-19, segundo uma análise da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (London School of Hygiene & Tropical Medicine)

As medidas introduzidas para conter o aumento das infeções resultaram em muito menos carros e camiões nas estradas, o que teve o maior impacto na redução das mortes. A análise de 47 cidades europeias encontrou Paris, Londres, Barcelona e Milão entre as seis primeiras com o maior número de mortes evitadas.

O estudo observou que o encerramento de locais de trabalho e escolas em cidades europeias reduziu os níveis de poluição atmosférica através de menos tráfego e movimento, enquanto que os eventos públicos foram cancelados e as pessoas ficaram em casa. Isto levou a menos dióxido de azoto (NO2) poluindo o ar, tendo as cidades espanholas, francesas e italianas registado as maiores diminuições de NO2 de 50% a 60% durante o período.

"O encerramento durante a primeira vaga da pandemia de Covid-19 criou imensos custos sociais e sanitários. No entanto, ofereceu condições únicas para investigar os efeitos potenciais de políticas rigorosas para reduzir os níveis de poluição nas áreas urbanas”; disse Antonio Gasparrini, professor de bioestatística e epidemiologia no LSHTM e autor sénior do estudo.

Embora tenham sido encontradas fortes diminuições de NO2, houve uma menor queda nos níveis de partículas finas (PM2,5 e PM10), que também são produzidas por fontes naturais – tais como incêndios florestais e poeiras – e outras emissões.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


Especiais em Destaque

iOnline
×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline