28/11/2022
 
 
Começar da estaca zero: FIFA limpa cartões amarelos para os 'play-offs' de acesso à fase final do Mundial

Começar da estaca zero: FIFA limpa cartões amarelos para os 'play-offs' de acesso à fase final do Mundial

AFP Jornal i 17/01/2022 17:55

Perante esta decisão, os portugueses Rúben Dias, José Fonte, Danilo Pereira, João Moutinho, Palhinha e Diogo Jota, todos com um cartão amarelo exibido na fase de apuramento, vão entrar nos 'play-offs' de 'ficha' limpa. Mas há baixas na equipa das 'quinas'.

A FIFA decidiu limpar o quadro disciplinar dos jogadores que viram um cartão amarelo na fase de qualificação europeia para o Mundial'2022 e que vão agora disputar os 'play-offs' de acesso à fase final. 

Uma vez que qualquer jogador que veja dois cartões amarelos durante a qualificação fica automaticamente suspenso por um jogo, a UEFA pediu ao organismo máximo do futebol mundial uma 'amnistia' para o futebolistas que tinham terminado a fase de grupos com apenas um amarelo. 

Posto isto, cerca de 100 jogadores vão agora entrar nos 'play-offs' com boletim disciplinar limpo, pelo que um eventual cartão amarelo que lhes seja exibido nas meias-finais não os impedirá de entrar no relvado para jogar nas finais, caso as respetivas seleções se apurem. 

No entanto, os jogadores que viram o segundo cartão amarelo na última jornada da fase de apuramento continuarão impedidos de jogar nas meias-finais dos 'play-offs'. O mesmo acontece com os atletas que tenham sido expulsos nessa derradeira ronda.

Perante esta decisão, os portugueses Rúben Dias, José Fonte, Danilo Pereira, João Moutinho, Palhinha e Diogo Jota, todos com um cartão amarelo exibido na fase de apuramento, vão entrar nos 'play-offs' de 'ficha' limpa.

Já João Cancelo e Renato Sanches, que foram penalizados com um segundo amarelo na última ronda da qualificação, com a Sérvia, serão as 'baixas' de Fernando Santos para o jogo frente a Turquia, em 24 de março, no Estádio do Dragão, na meia-final do caminho C dos 'play-offs'.

Se Portugal vencer os turcos, irá jogar a final novamente no mesmo estádio, em 29 de março, contra a Itália ou Macedónia do Norte, que se defrontam na outra meia-final do caminho C.

Recorde-se que, no caminho A, foram sorteadas as meias-finais Escócia-Ucrânia e País de Gales-Áustria, enquanto no caminho B jogar-se-ão o Rússia-Polónia e o Suécia-República Checa.

O vencedor de cada caminho nos 'play-offs' europeus qualificar-se-á para a fase final do Mundial, preenchendo as últimas três vagas europeias para o Mundial do Qatar'2022, para o qual já se apuraram diretamente 10 seleções do velho continente.

O Campeonato do Mundo de 2022 vai decorrer entre 21 de novembro e 18 dezembro.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


Especiais em Destaque

iOnline

iOnline
×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline