18/01/2022
 
 
'Francisca' de Manoel de Oliveira estreia-se em Espanha

'Francisca' de Manoel de Oliveira estreia-se em Espanha

Alberto Estevez EPA Jornal i 14/01/2022 14:13

O filme, realizado em 1981 e apresentado nesse ano no Festival de Cinema de Cannes, é uma adaptação ao cinema do livro ‘Fanny Owen’, de Agustina Bessa-Luís, que conta uma história verídica do século XIX.

 

A obra cinematográfica ‘Francisca’, do aclamado realizador português Manoel de Oliveira, estrear-se-á nos cinemas espanhóis ainda este mês, naquela que será uma versão restaurada - 40 anos após a sua produção.

De acordo com a distribuidora independente espanhola Atalante, o filme estrear-se-á em Espanha no dia 28.

Realizado em 1981 e apresentado nesse mesmo ano no Festival de Cinema de Cannes, o filme é uma adaptação ao cinema do livro ‘Fanny Owen, de Agustina Bessa-Luís, que conta uma história verídica do século XIX.

Segundo a sinopse, ‘Francisca’ leva-nos “numa reflexão das suas duas principais personagens, José Augusto e Camilo Castelo Branco, sobre a vida e as mulheres, o amor, o fatalismo e a desgraça”. Foi produzido por Paulo Branco e contou com interpretação de Teresa Menezes, Diogo Dória, Mário Barroso, Rui Mendes, Paulo Rocha, entre outros atores.

A longa-metragem encerra então aquilo a que o cineasta chamou de “tetralogia dos amores frustrados”, e na qual estão incluídos os filmes ‘O passado e o presente’, de  1972, ‘Benilde ou a Virgem Mãe’, de 1975 e ainda ‘Amor de Perdição’, de 1978.

A versão restaurada do filme esteve a cargo da Cinemateca Portuguesa e teve uma primeira exibição em 2019 no Festival de Cinema de Veneza.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline