09/08/2022
 
 
Véspera de ano novo com avisos laranja e amarelo nos Açores

Véspera de ano novo com avisos laranja e amarelo nos Açores

Mafalda Gomes Jornal i 30/12/2021 12:19

Avisos foram emitidos devido à previsão de chuva forte com possibilidade de trovoada e às rajadas de vento.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja os avisos meteorológicos relativos às ilhas dos grupos Oriental - São Miguel e Santa Maria - e Central - Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial - dos Açores devido às previsões de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada. O alerta entrará em vigor às 18h00 desta quinta-feira. 

Sendo que no grupo Central o aviso se estende até às 6h00 de sexta-feira, o aviso para o grupo Oriental estará ativo até às 9h00 do mesmo dia. 

O aviso deve-se às previsões de vento, com rajadas até 115 quilómetros por hora no caso do grupo Oriental. Recorde-se que o aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

As ilhas de São Miguel e Santa Maria têm também ativos avisos amarelos para a agitação marítima, devido à previsão de ondas de cinco a seis metros, entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de sexta-feira.

Já relativamente ao grupo Central, há previsões de rajadas de vento até aos 95 quilómetros por hora, tendo sido emitido aviso amarelo entre as 18h00 desta quinta-feira e as 06h00 de amanhã.

Sob aviso amarelo estão também as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) por causa das previsões de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, até às 06h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline