25/05/2022
 
 
Erupção do vulcão de La Palma terminou após mais de três meses em atividade

Erupção do vulcão de La Palma terminou após mais de três meses em atividade

AFP Jornal i 25/12/2021 15:32

Os especialistas dizem que serão necessários vários anos para limpar e restaurar os danos provocados. Pelo menos, 2.651 casas foram destruídas pela lava.

A atividade vulcânica do Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, já terminou, depois de mais de três meses da erupção, anunciou, este sábado, o diretor do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias, Júlio Pérez. Os especialistas dizem que serão necessários vários anos para limpar e restaurar os danos provocados. Pelo menos, 2.651 casas foram destruídas pela lava.

"Hoje a comissão científica pode afirmar [...] que a erupção acabou", confirmou Júlio Pérez, em conferência de imprensa, ao garantir que já "não há lava ou uma emissão significativa de gás".

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, reagiu à confirmação através da rede social Twitter, ao considerar esta notícia como "a melhor prenda de Natal". 

“Todo o meu reconhecimento aos habitantes de Palma. Continuaremos a trabalhar juntos e juntas, todas as instituições, para relançar a maravilhosa ilha de La Palma e reparar os danos efetuados”, escreveu o líder do governo de Espanha na publicação. 

O vulcão Cumbre Vieja estava há 10 dias consecutivos sem sinais visíveis de atividade, um período que acabou por ajudar os especialistas científicos a confirmar o fim da erupção. 

Os especialistas avisaram que serão precisos vários anos para limpar e restaurar os estragos provocados pela erupção, ao indicar que a área continuará a ser perigosa devido às emissões de gases tóxicos, à temperatura e ao risco de desabamento de terras.

Segundo os dados divulgados no final de novembro, a erupção aumentou em 43 hectares a ilha espanhola, com a criação de deltas de lava e fajãs que atingiram as águas do Atlântico.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


Especiais em Destaque

iOnline
×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline