24/05/2022
 
 
NBA. Curry sobe ao trono como rei dos 'triplos', oficialmente

NBA. Curry sobe ao trono como rei dos 'triplos', oficialmente

AFP José Miguel Pires 16/12/2021 22:28

Stephen Curry chegou aos 2.974 ‘triplos’ marcados na sua carreira, ultrapassando o recorde de Ray Allen.  Frenteaos Knicks, Curry ajudou os Warriors a vencer, e precisou de menos 511 jogos que Allen para chegar ao marco de ‘triplos’.

Está feita história no mundo do basquetebol. Stephen Curry, um dos jogadores estrela dos Golden State Warriors, precisou de apenas 5 minutos em jogo, frente aos New York Knicks, para incluir o seu nome nos anais da NBA. Num Madison Square Garden repleto, no coração da cidade de Nova Iorque, Curry contabilizou o 2.974.º cesto triplo da sua carreira, em temporada regular, e tornou-se no basquetebolista com mais ‘triplos’ de sempre. O jogo acabou com vitória dos Warriors, por 105-96, e Curry contabilizou 22 pontos, dando mais um brilhante parágrafo à história de sucesso que tem sido o desempenho do emblema de São Francisco nesta temporada da NBA. 

Ainda mais surpreendente é o facto de o base ter precisado de apenas 789 jogos para ultrapassar o recorde estabelecido por Ray Allen, que, por sua vez, precisou de 1.300 jogos para o feito. Aliás, o próprio Allen, que foi por duas vezes campeão da NBA (2008 e 2013) estava presente em Madison Square Garden, e fez questão de abraçar e congratular Curry no momento em que bateu o seu recorde. Em pleno court, um emotivo abraço ilustrou e imortalizou o momento único na carreira do eterno jogador dos Golden State Warriors. Em terceiro lugar na tabela dos maiores pontuadores de triplos está, ainda, Reggie Miller, que marcou o seu 2.560.º ao fim de 1.389 jogos, e que estava também presente na mítica arena de Nova Iorque.

Curry tem, à hora de fecho desta edição, 2.977 ‘triplos’ a seu nome, durante toda a sua carreira, resultado de 6.903 tentativas durante a mesma. Significa isto que o atleta tem uma taxa de sucesso neste tipo de lançamento de 43%, a mais alta da tabela dos principais pontuadores em ‘triplos’.

Recorde-se que o atleta, nascido no Ohio, chegou aos Golden State Warriors em 2009, na altura no sétimo lugar do ‘draft’, e nunca mais largou a equipa do estado da Califórnia. Com o emblema de São Francisco, conquistou três ‘anéis’ de campeão, em 2014/15, 2016/17 e 2017/18, e foi o ‘Jogador Mais Valioso’ da temporada regular em 2014/15 e 2015/16.

O sonho tornado realidade “É meio louco pensar, crescendo na liga, vendo o meu pai jogar, a minha família a ir aos velhos jogos dos Hornets, e tendo grandes sonhos de, um dia, pontuar no basquetebol a este nível...”, começou por reagir Curry, após o lendário momento na sua carreira.

“Fazer isso aqui no Madison Square Garden, à frente deste gajo bem aqui [Ray Allen], e do Reggie [Miller, recordista antes de Allen]... e tudo o que o basquetebol significa para mim, é especial”, concluiu. Uma noite “muito, muito especial”, descreveu Curry, que recebeu congratulações de todos os pontos do basquetebol norte-americano, incluindo a própria NBA. “Foi emocionante ver Steph quebrar o recorde de todos os tempos da NBA de três pontos. Ele revolucionou a forma como o jogo é jogado e continua a deixar os fãs maravilhados com o seu incrível talento artístico e extraordinária habilidade de lançar. Parabéns por essa conquista histórica.”, lia-se num comunicado emitido pelo comissário da liga norte-americana, Adam Silver.

REAÇÕES O feito abalou o mundo do basquetebol norte-americano, e foram vários os colegas de Curry que fizeram questão de saudar o novo recorde do jovem nascido no estado do Ohio.
“Acabo de aterrar em Dallas e percebi que Stephen Curry quebrou o recorde, e, ainda por cima, no [Madison Square] Garden! Parabéns, irmão! Incrível.” Estas foram as palavras de LeBron James, jogador estrela dos LA Lakers, no Twitter. Terrence Ross, dos Orlando Magic, foi menos efusivo, mas deixou a questão que todos se estão a fazer neste momento no ar: “A grande pergunta é, com quantos [triplos] vai acabar a carreira?”

candidatos e outros recordes Depois de Curry ter batido o recorde, interessa também perceber quem – dos jogadores ainda no ativo – poderá pôr em causa esta dominância. James Harden, dos Brooklyn Nets, é o quarto jogador com mais ‘triplos’ na sua carreira, e o segundo ainda no ativo. Harden contava, à hora de fecho desta edição, 2.509 ‘triplos’ marcados, menos 468 que Curry.

Ler Mais

NBA

Os comentários estão desactivados.


Especiais em Destaque

iOnline
×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline