23/01/2022
 
 
Mário Centeno alerta para 'janela curta' de tempo de execução do PRR

Mário Centeno alerta para 'janela curta' de tempo de execução do PRR

Jornal i 29/11/2021 18:00

Governador diz que perder tal oportunidade é desperdiçar o momento mais relevante desde a criação do euro.

O Governador do Banco de Portugal alertou para a “janela curta” de tempo de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e avisou que perder tal oportunidade é desperdiçar o momento mais relevante desde a criação do euro.

“Além do impacto estrutural no crescimento económico, o PRR realiza investimentos públicos e privados sem onerar no curto prazo as contas públicas. No entanto, na execução do programa deve ser tomada atenção aos desafios inerentes à muito curta janela temporal da utilização dos fundos”, afirmou o governador do Banco Central, num encontro em Lisboa sobre os desafios da economia portuguesa no pós-pandemia.

Mário Centeno disse ainda que os recursos europeus “devem ser utilizados para consolidar o crescimento” económico sustentável e financiar a transição digital e climática, e defendeu que esta transição deve ser apoiada na “utilização eficiente” dos fundos do PRR que foram disponibilizados a fundo perdido, defendendo que, neste momento de disrupção pandémica, o elemento chave é a estabilidade e previsibilidade das políticas públicas nacionais e europeias.

O ex-governador chamou ainda a atenção para a necessidade de diminuir o rácio da dívida pública, o que no seu entender, deve passar por uma redução que seja sustentada por um plano credível de redução orçamental, considerando que os setores privado e público “devem iniciar a desalavancagem” para Portugal poder enfrentar futuras crises.

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline