23/02/2024
 
 
Quadro de Frida Kahlo alcança valor recorde de 34,9 milhões de dólares em leilão

Quadro de Frida Kahlo alcança valor recorde de 34,9 milhões de dólares em leilão

Jornal i 17/11/2021 11:50

Uma pintura da artista mexicana Frida Kahlo foi vendida na casa de leilões Sotheby's em Nova York pelo valor recorde de 34,9 milhões de dólares (perto de 31 milhões de euros).

É o preço mais alto pago em leilão por uma obra de arte latino-americana. O recorde fora antes estabelecido por um trabalho de Diego Rivera, com quem Kahlo teve um relacionamento tumultuoso ao longo de décadas. A peça fora arrematada por 9,76 milhões de dólares em 2018. Sendo assim, o quadro "Diego y Yo" de Kahlo, um dos seus últimos autorretratos, é um recorde absoluto e uma espécie de vingança da artista, que se retratou chorosa com Rivera pintado por cima dos seus olhos.

A pintura foi descrita pela Sotheby's no leilão de terça-feira como "uma das obras mais importantes de Kahlo a serem leiloadas". O comprador foi identificado como Eduardo F. Cosantini, que fundou um museu na Argentina, segundo o New York Times.

A pintura fora leiloada pela última vez em 1990, sendo adquirida por 1,4 milhões.

Kahlo, amplamente considerada uma das maiores pintoras do século XX, era famosa pelos seus autorretratos íntimos que refletiam dor e isolamento. Ela viveu de 1907 a 1954 e promoveu orgulhosamente  a cultura mexicana indígena por meio da sua arte. Esta também registou relação dolorosa com o seu corpo, incapacitado por causa da poliomielite infantil e ferimentos graves após um acidente de autocarro.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline