27/09/2022
 
 
Barbados elege a sua primeira chefe de Estado antes de se tornar uma república

Barbados elege a sua primeira chefe de Estado antes de se tornar uma república

Jornal i 21/10/2021 14:46

Barbados elegeu a sua primeira presidente numa altura em que a pequena nação do Caribe se prepara para se tornar uma república, removendo a rainha Isabel II da chefia de estado.

Dame Sandra Mason, de 72 anos, deve prestar juramento a 30 de novembro, data que assinala o 55º aniversário da independência do país da Grã-Bretanha. A primeira mulher a servir no Tribunal de Recursos de Barbados, Dame Sandra é governadora-geral desde 2018.

O governo anunciou o plano de mudar para o estatuto de república no ano passado. Dizia que "chegou a hora" de Barbados "deixar totalmente para trás o nosso passado colonial". A mudança já havia sido recomendada por uma revisão constitucional em 1998.

A eleição histórica ocorreu após uma sessão conjunta da Câmara da Assembleia e do Senado na quarta-feira. A primeira-ministra Mia Mottley descreveu a votação como um "momento seminal" para a nação.

Com uma população de cerca de 285.000 habitantes, Barbados é uma das ilhas caribenhas mais populosas e prósperas. Antes fortemente dependente das exportações de açúcar, a sua economia diversificou-se no turismo e nas finanças.

Barbados não será a primeira ex-colónia britânica no Caribe a tornar-se uma república. A Guiana deu esse passo em 1970, menos de quatro anos depois de se tornar independente da Grã-Bretanha. Trinidad e Tobago fez o mesmo em 1976 e Dominica em 1978. A Jamaica sugeriu no passado que também poderia considerar a mudança.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline