20/10/21
 
 
Parlamento. DGS recomenda uso de máscara em eventos exteriores e no recreio das escolas

Parlamento. DGS recomenda uso de máscara em eventos exteriores e no recreio das escolas

Mafalda Gomes Jornal i 08/09/2021 11:13

"Cada um de nós deve, apesar de tudo, continuar a ser portador de uma máscara e em caso de necessidade deve colocá-la", defendeu Graça Freitas no Parlamento.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) defende o uso de máscara em ajuntamentos, nomeadamente em eventos em espaços exteriores e no recreio nas escolas, revelou Graça Freitas, esta quarta-feira, no Parlamento.

"A transmissão indireta do vírus é por acumulação de aerossóis e obviamente essa via é muito menos eficaz no exterior do que no interior. De qualquer maneira a recomendação vai no sentido de que em aglomerados e em contextos especiais" a máscara deve ser utilizada, afirmou a responsável, que deu como exemplo em que a proteção facial é recomendada o recreio nas escolas.

"A própria mobilidade em determinados sítios das cidades em que há aglomerados populacionais isso obviamente poderá constituir uma exceção, uma recomendação diferente, porque permite o contacto direto e próximo entre pessoas e, portanto, permite a transmissão", sublinhou a diretora-geral.

Para Graça Freitas, é importante "a mobilização social e a ética dos cuidados individuais de cada um"."Cada um de nós deve, apesar de tudo, continuar a ser portador de uma máscara e em caso de necessidade deve colocá-la", acrescentou.

Sublinhe-se que a diretora-geral da Saúde está a ser ouvida esta quarta-feira de manhã na Assembleia da Repíblica, sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, no âmbito de uma audição pedida pelo PSD.

Ler Mais


Especiais em Destaque

×

Pesquise no i

×