24/9/21
 
 
Portugueses já têm mais de seis milhões de faturas válidas para o IVAucher

Portugueses já têm mais de seis milhões de faturas válidas para o IVAucher

Jornal i 29/07/2021 19:37

Governo criou programa para promover o consumo em alguns dos setores mais afetados da pandemia.

Os contribuintes portugueses já acumularam 21,2 milhões de euros, no âmbito do programa IVAucher, no total foram registadas mais de seis milhões de faturas dos setores de alojamento, cultura e restauração, revelou o Ministério das Finanças, esta quarta-feira.

"O saldo do IVA acumulado pelos contribuintes no Programa IVAucher durante o mês de junho ascende a 21,2 milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 48% face ao valor registado em junho de 2020 e apenas dois milhões de euros abaixo do cenário pré-pandemia, em junho de 2019", lê-se no comunicado da tutela.

"O impacto do Programa IVAucher será, para já, de pelo menos 42,4 milhões de euros", informa ainda o ministério.

Só em junho "foram registadas nos setores do alojamento, cultura e restauração, o total de 6.221.813 faturas" com indicação do número de contribuinte, o que "corresponde a um acréscimo de 34% face a junho de 2020, e a consumos no total de 167 milhões de euros".

Os contribuintes poderão utilizar o valor acumulado a partir de 1 de outubro ao aderirem ao IVAucher, através da associação de um cartão bancário ao número de contribuinte, e "até à data já se registaram no Programa IVAucher mais de 102 mil adesões de consumidores".

Recorde-se que o IVAucher permite aos consumidores acumularem o valor do IVA pago no alojamento, cultura e restauração, e usá-lo posteriormente conseguido ‘descontos’ nestes setores.

"Já se encontra disponível o saldo que cada contribuinte acumulou durante o mês de junho no Programa IVAucher", consultável no portal e-fatura ou na respetiva aplicação móvel, fez ainda saber o ministério liderado por João Leão.

Ler Mais


×

Pesquise no i

×