20/9/21
 
 
ASAE instaura 23 processos de contraordenação por incumprimento das regras da pandemia em oito cidades

ASAE instaura 23 processos de contraordenação por incumprimento das regras da pandemia em oito cidades

António Rilo Jornal i 24/07/2021 14:03

A autoridade verificou em três ocorrências o não cumprimento das regras da verificação de certificado digital covid-19 ou teste negativo, ao detetar a entrada de clientes no interior do estabelecimento sem o certificado pedido obrigatoriamente. 

Numa operação de fiscalização em oito concelhos, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou, na noite de sexta-feira, 38 processos de contraordenação a restaurantes e bares, dos quais 23 estão relacionados com o incumprimento das regras aplicadas pela covid-19.

De acordo com o comunicado da ASAE, foram fiscalizados 201 operadores económicos ligados ao setor da restauração e bebidas, na operação chamada de “Convívio Seguro VI”, em oito cidades: Matosinhos, Guimarães, Chaves, Figueira da Foz, Viseu, Lisboa, Elvas e Albufeira.

Dos 23 processos de contraordenação instaurados por desrespeito das regras da pandemia de covid-19, em 18 destes, a ASAE detetou falhas “nas regras de lotação, distanciamento físico, venda de bebidas alcoólicas após as 21h, falta de máscara ou viseira e falta de observância da suspensão de atividade", aponta o comunicado.

Noutros três, a autoridade verificou o não cumprimento das regras da verificação de certificado digital covid-19 ou teste negativo, ao detetar a entrada de clientes no interior do estabelecimento sem o certificado pedido obrigatoriamente, assinala a ASAE.

Nesta operação foi determinada a suspensão de atividade de 11 estabelecimentos, indica o mesmo documento.

Durante a ação, estiveram envolvidos 80 inspetores da ASAE, que contaram com o apoio da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×