20/9/21
 
 
Xira Open PGA and Pro-Am, o torneio que dará oportunidade aos amadores de brilhar no Golfe
Susana Ribeiro, Tiago Cruz e Manuel Violas, quando ganharam o Campeonato Nacional PGA Solverde de 2015

Xira Open PGA and Pro-Am, o torneio que dará oportunidade aos amadores de brilhar no Golfe

Susana Ribeiro, Tiago Cruz e Manuel Violas, quando ganharam o Campeonato Nacional PGA Solverde de 2015 João Ramos Jornal i 23/07/2021 22:17

A partir deste sábado, o Santo Estêvão Golfe, em Benavente, irá receber o torneio inovador de Pro-Am e de PGA, desenvolvido pelo clube Xira Golfe, que contará com a presença de grandes atletas da modalidade e de muitos amadores preparados para se desafiarem. 

O novo e inovador torneio de golfe, Xira Open PGA & Pro-Am arranca este sábado e vai dar espaço aos profissionais, amadores e sócios do clube Xira Golfe de superarem as suas capacidades numa competição de rigor profissional, no Santo Estêvão Golfe, em Benavente. 

O torneio começa às 8h30 de sábado com a categoria Pro-Am e os dois dias seguintes, domingo e segunda-feira, estão reservados ao torneio de profissionais.

No total, o Xira Open PGA & Pro-Am irá entregar seis mil euros em prémios monetários.

A competição, concebida pelo clube Xira Golfe, irá funcionar com um “formato inovador” que apenas foi praticado nos Açores, e irá contar com a participação de grandes atletas da modalidade, como os ex-campeões nacionais Susana Ribeiro, Tiago Cruz e António Rosado, o atual campeão nacional de seniores Nelson Cavalheiro, e Tomás Melo Gouveia, o 5.º classificado na Ordem de Mérito do ProGolf Tour, uma das terceiras divisões do golfe profissional europeu.

Para o presidente da PGA de Portugal, Nelson Cavalheiro, a iniciativa do Xira Golfe “é uma excelente ideia”, uma vez que é “algo de inédito que um clube faça apuramentos para os seus sócios jogarem um Pro-Am”, acrescentando “mais valor à competição e aos participantes”, segundo indica o comunicado enviado ao i. 

“Há muitos anos que desejávamos ter um grande evento, uma referência, uma prova rainha para o nosso calendário competitivo. Nunca pensámos em ter um Open da PGA de Portugal, mas inspirámo-nos no Open Pro-Am da Ilha Terceira, um evento com o qual temos excelentes relações”, frisou o presidente do Xira Golfe, Fernando Carvalho.

Com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, um total de 94 amadores participaram, nos dias 17 e 18 de julho, em dois torneios de apuramento, cujo prémio foi a qualificação para o Xira Open PGA & Pro-AM: seis jogadores para PGA, através da classificação gross, e 49 para Pro-Am, através da classificação net.

Este projeto do Xira Golfe servirá durante dois anos, mas o clube tem a intenção de prolongar a competição, tal como aconteceu com o torneio açoriano, que em 2021 irá celebrar a 39.ª edição.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×