25/9/21
 
 
Homem capturou com gaiolas de alçapão duas aves protegidas em Vila Nova de Gaia

Homem capturou com gaiolas de alçapão duas aves protegidas em Vila Nova de Gaia

Diana Tinoco Jornal i 21/07/2021 23:03

Durante uma ação de patrulhamento, a GNR encontrou o detido, num terreno agrícola, “a capturar uma espécie autóctone protegida". 

Um homem de 64 anos foi detido, esta quarta-feira, por capturar e deter ilegalmente aves em vias de extinção, em Vila Nova de Gaia.

Durante uma ação de patrulhamento, a Guarda Nacional Republicana (GNR) encontrou o detido, num terreno agrícola, “a capturar uma espécie autóctone protegida” pela “Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES)”, informa a GNR, em comunicado.

O indivíduo de 64 anos apanhou dois pintassilgos da espécie “Carduelis carduelis”, através de gaiolas de alçapão com um chamariz eletrónico, que as atraiu de imediato para a armadilha.

Os militares entregaram as aves ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia para “monitorização do seu estado de saúde e posterior libertação no seu habitat natural”, indica a autoridade.

O detido esteve presente a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia, para conhecer as medidas de coação tidas por adequadas.

Ler Mais


×

Pesquise no i

×