18/10/21
 
 
Regras. O futebol como nunca o vimos!!!

Regras. O futebol como nunca o vimos!!!

João Sena 20/07/2021 18:09

Períodos de 30 minutos, número ilimitado de substituições e suspensão de cinco minutos para o cartão amarelo são algumas das regras que a FIFA pondera introduzir para tornar o futebol mais dinâmico e atrativo.

O futebol profissional pode mudar radicalmente caso a FIFA adote as regras usadas a título experimental na Future of Football Cup 2021, torneio de Sub-19 que decorreu, este fim de semana, nos Países Baixos, onde participaram o AZ Alkmmar, PSV Eindhoven, RB Leipzig, e Club Brugge. 

Os miúdos experimentaram as regras que poderão mudar o futebol dos adultos. A saber: jogo de uma hora, com duas partes de 30 minutos; paragem do cronómetro a cada interrupção; lançamentos laterais feitos com o pé; suspensão de cinco minutos para o cartão amarelo e número ilimitado de substituições.

Com as novas regras o jogo ganha velocidade e dinâmica, como ficou demonstrado neste torneio, onde se marcaram 21 golos em quatro jogos. “Os rapazes entenderam perfeitamente as novas regras e o ritmo de jogo aumentou consideravelmente. Estão todos satisfeitos e percebe-se bem quem são os jogadores mais ativos”, declarou Maarten Martens, treinador do AZ Alkmmar, que venceu a competição. 

A FIFA vai analisar o impacto destas regras, se os resultados forem satisfatórios vai pedir ao conservador International Football Association Board (IFAB) que introduza as cinco regras nas Leis do Jogo. Resta saber se esse órgão de decisão, tido com o guardião das leis, aceita alterações tão radicais ou deixa cair algumas.

Futebol do futuro

Muito se tem criticado (com razão) o futebol atual pelos tempos mortos e falta de fairplay. Em Portugal, a média de tempo útil em jogos da 1ª Liga foi de apenas 52 minutos na época passada. Para evitar que os jogos sejam um tédio, uma das principais alterações é a paragem do cronómetro sempre que haja faltas, substituições, assistência a um jogador ou qualquer outra interrupção - a exemplo do que acontece no futsal e basquetebol. Com mais ou menos truques, os jogadores têm que cumprir dois períodos de 30 minutos de tempo útil e os espetadores não terão tempo para se aborrecerem. 

O lançamento de linha lateral feito com o pé permite que os jogadores saiam a jogar sem ter que passar a bola a um colega, o jogo ganha assim maior velocidade e fluidez. Na cobrança de faltas e nos pontapés de canto e de baliza o jogador pode recomeçar o jogo sozinho, sem precisar de passar a bola. 

O número ilimitado de substituições dá mais oportunidades aos jogadores, mas pode ser um quebra-cabeças para os treinadores pois obriga a constantes mudanças táticas, e nem todos têm a mesma sabedoria para ler o jogo. 

O cartão amarelo implica a saída do jogo por cinco minutos, período de tempo considerado exagerado por treinadores e jogadores, mas é a forma de reduzir as entradas violentas. Com esta sanção temporária deixa de haver a expulsão por acumulação de cartões. 

O futebol sempre foi mais conservador do que outras modalidades, mas nada é imutável. Esta evolução natural do jogo pretende melhorar o espetáculo e não mudar a essência do desporto mais popular do Mundo.

Ler Mais


Especiais em Destaque

×

Pesquise no i

×