31/7/21
 
 
França. MP pede seis meses de prisão efetiva para Nicolas Sarkozy

França. MP pede seis meses de prisão efetiva para Nicolas Sarkozy

AFP Jornal i 17/06/2021 17:50

MP pede um ano de prisão com seis meses de pena efetiva. Em causa está a gestão das finanças da campanha eleitoral das presidenciais de 2012.

 

O Ministério Público (MP) francês pediu, esta quinta-feira, um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para Nicolas Sarkozy. O ex-Presidente de França começou a ser julgado a 20 de maio por “financiamento ilegal de campanha eleitoral”.

Em causa está a campanha eleitoral das presidenciais de 2012, que, segundo a acusação, custou 43 milhões de euros, quando o valor permitido por lei é de 22,5 milhões de euros. Além da pena de prisão, MP exige também o pagamento de uma multa de 3.750 euros.

O MP defende que o custo da campanha, realizada pela empresa Bygmalion, foi reduzido e que o restante valor foi pago pelo partido UMP em base em “subvenções fictícias”.

Sarkozy foi acusado de “descuido total” na gestão das finanças. No entanto, o ex-Presidente, que só se deslocou uma vez ao tribunal, na passada terça-feira, disse desconhecer uma possível fraude no caso.

“Coube ao diretor de campanha organizar a campanha e a mim fazê-la. Sou conhecido por delegar muito. Não posso cuidar de tudo”, disse.

Nicolas Sarkozy já foi condenado, no dia 1 de março, a três anos de prisão, um dos quais efetivo, por corrupção e tráfico de influência no chamado “Caso das Escutas”.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×