13/6/21
 
 
Especialista diz que haverá quatro infetados por cada 10 mil adeptos nos festejos do Sporting

Especialista diz que haverá quatro infetados por cada 10 mil adeptos nos festejos do Sporting

AFP Jornal i 12/05/2021 14:14

A prevalência da covid-19 na zona de Lisboa e Vale do Tejo é de 0,04%, por isso a probabilidade de estarem pessoas infetadas nos festejos é baixa.

Carlos Antunes, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, afirmou, esta quarta-feira, que “do ponto de vista matemático” o risco dos festejos do Sporting desencadearem um descontrolo epidemiológico é baixo e que deverá haver quatro contágios por cada 10 mil adeptos.

"Do ponto de vista matemático, sabendo a natureza do contágio desta doença, o risco é baixo. Por cada 10 mil que lá estiveram sairão de lá quatro pessoas infetadas", explicou à agência Lusa.

O investigador fundamentou as afirmações dizendo que a prevalência da covid-19 na zona de Lisboa e Vale do Tejo é de 0,04%, por isso a probabilidade de estarem pessoas infetadas nos festejos é baixa.

"Temos de nos basear na taxa de incidência [de novos casos] da região. Não sabemos se eram todas de Lisboa e Vale do Tejo, mas mesmo vindo de outras regiões a incidência é baixa", disse.

No entanto, apela à “prudência” para que “a situação” seja de “menor risco” e aconselha a quem esteve nos festejos que reduza os seus contactos e realize um autoteste de deteção ao vírus ao SARS-CoV-2 daqui a dois ou três dias.

Ler Mais


Especiais em Destaque

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×