19/5/21
 
 
Cavaco não cumprimentou Marcelo na tomada de posse

Cavaco não cumprimentou Marcelo na tomada de posse

João Porfírio Jornal i 09/03/2021 15:32

Ausência do antigo Presidente nos cumprimentos oficiais acontece após referências indiretas de Ferro e Marcelo sobre recente discurso crítico de Cavaco.

O antigo Presidente da República Cavaco Silva marcou presença na cerimónia de tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa e assistiu aos discursos solenes no Parlamento, mas não ficou para os cumprimentos oficiais.

O facto de Cavaco Silva não ter cumprimentado, no final da cerimónia, o Presidente, que inicia oficialmente o segundo mandato esta terça-feira, ganha particular relevo depois da intervenção do antigo chefe de Estado, na Academia de Formação Política para mulheres sociais-democratas, que decorreu no sábado por videoconferência, e na qual foi muito crítico do atual rumo do país, que, na sua opinião, apresenta “sinais de que a nossa democracia está amordaçada".

As palavras duras também não passaram despercebidas aos discursantes de hoje, tanto Marcelo Rebelo de Sousa como Ferro Rodrigues abordaram indiretamente as palavras de Cavaco Silva.

O presidente da Assembleia da República chegou mesmo a usar a mesma expressão que Cavaco Silva, ao referir que os cinco anos do primeiro mandato de Marcelo foram "repletos de momentos marcantes", com os portugueses a recuperarem um orgulho numa democracia "sem mordaças".

Questionado pelo i sobre a ausência nos cumprimentos oficiais, o gabinete de Cavaco Silva explicou que o antigo Presidente "teve muita honra" em assistir à cerimónia mas que "teve de voltar a casa", pelo que "não pôde" ir aos cumprimentos.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×