14/4/21
 
 
Portugal já não é uma das regiões da UE em risco muito elevado de propagação da covid-19

Portugal já não é uma das regiões da UE em risco muito elevado de propagação da covid-19

Jornal i 25/02/2021 16:59

Todas as regiões de Portugal (incluindo a Madeira) estão na categoria vermelha, o que explica que a taxa de incidência de novos casos por covid-19 varia entre 50 e 150 ou entre 150 e 500 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Portugal já não está na lista das regiões da União Europeia (UE) de risco muito elevado, que inclui regiões ou países onde a taxa de novos casos é superior a 500 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. O país entrou nesta categoria no início de fevereiro devido ao elevado número de contágios.

Tal como foi decidido pelos líderes europeus no final de janeiro, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) adicionou aos seus mapas semanais de análise à propagação da covid-19 na Europa a cor de vermelho-escuro para definir as regiões ou países onde a situação epidemiológica é muito grave. Este documento serve de guia para os Estados-membros para estabelecer as restrições necessárias para as viagens não essenciais.

Agora, equiparando-se a quase toda a Europa, todas as regiões de Portugal (incluindo a Madeira) estão na categoria vermelha, o que explica que a taxa de incidência de novos casos por covid-19 varia entre 50 e 150 ou entre 150 e 500 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Os Açores são a única região de Portugal na categoria inferior, laranja, que se refere a territórios onde a taxa de notificação de novas infeções é de 50 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias ou entre 25 a 150 por 100 mil habitantes.

De realçar que a ECDC está a utilizar um sistema de semáforos para avaliar a propagação do novo coronavírus na União Europeia: verde (situação favorável); cinzento; laranja e vermelho-escuro (situação muito grave).

A cor vermelho-escura foi adicionada ao sistema na tentativa de desencorajar as viagens não essenciais na UE por parte da Comissão Europeia, no momento em que a pandemia começou a agravar-se no continente.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×