2/3/21
 
 
NASA mostra primeiros momentos do robô Perseverance em Marte

NASA mostra primeiros momentos do robô Perseverance em Marte

Twitter/NASAPersevere Jornal i 22/02/2021 21:04

Nas imagens podemos verificar que a aterragem decorreu sem quaisquer problemas, sem vestígios de fumo ou de ruturas, como os especialistas já tinham mencionado.

A NASA já partilhou o vídeo que mostra a aterragem do Rover Perseverance, um robô não tripulado, em Marte pelas 20h56 de Lisboa da passada quinta-feira, 18 de fevereiro.

Nas imagens podemos verificar que a aterragem decorreu sem quaisquer problemas, sem vestígios de fumo ou de ruturas, como os especialistas já tinham mencionado. Além disso, o Perseverance está “saudável” e a funcionar bem depois de chegar e de estar já há quatro dias no planeta vermelho.

"É a primeira vez que captamos imagens de um evento como este [...] são mesmo vídeos fantásticos e vimo-los várias vezes este fim de semana", disse Michael Watkins, diretor do NASA JPL, um dos cientistas da NASA envolvidos na engenharia do rover Perseverance, esta segunda-feira, na conferência online. 

A missão do robô Perseverance é recolher o máximo de amostras do solo e de outros elementos de Marte. Os dados só irão chegar à Terra no inicio da próxima década, ou seja, o Rover deverá ficar pelo menos dez anos neste planeta inabitado.

O administrador da NASA, Thomas Zurbuchen, admite que esta conquista possibilita estar em Marte sem colocar humanos no espaço e que o vídeo devia ser mostrado obrigatoriamente nas escolas. "Queremos que todos na Terra consigam sentir e ver o que significa aterrar em Marte".

A NASA está a coordenar as operações do robô a partir Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Foram precisos mais de dez minutos para que o sinal proveniente de Marte chegasse à Terra, ou seja, quando a equipa da NASA recebeu a informação sobre a aterragem do Perseverance, o Rover já estaria há vários minutos no solo vermelho. O primeiro lugar que pisou foi a cratera de Jezero.

A viagem de ida do robô seguiu uma lista com mais de 35 requisitos indispensáveis para que a aterragem ocorresse na perfeição, sempre monitorizada. Perseverence entrou na atmosfera de Marte às 20h48 de Lisboa e era o ponto sete da lista. O vídeo que a NASA partilhou nas redes sociais mostra os "7 minutos de terror", momento crítico da missão, que marca a entrada na atmosfera até ao pousar no solo marciano. Este é o momento em que os cientistas sabem que tudo pode acontecer, como falhar e perder a oportunidade de "estacionar" e retirar informações sobre este planeta.

 

Your front-row seat to my Mars landing is here. Watch how we did it.#CountdownToMars pic.twitter.com/Avv13dSVmQ

— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 22, 2021

 

 

Scan this image for the various pieces of my landing system, which did their jobs perfectly before coming to rest on Mars. Teams of experts poured years of work into each one. My safe landing is what tells you they nailed it.https://t.co/g1QIh0xIqZ
📷: @HiRISE#CountdownToMars pic.twitter.com/2QoFWhKXQr

— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 22, 2021

 

 

 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×