4/3/21
 
 
João Leão quer aprovação rápida dos planos de recuperação dos 27

João Leão quer aprovação rápida dos planos de recuperação dos 27

Jornal i 19/01/2021 13:49

Ministro das Finanças diz que Fundo de Recuperação deve começar a "ter impacto na economia real".

O ministro das Finanças, João Leão, sublinhou hoje a importância de uma "aprovação rápida e sem problemas" dos planos de recuperação dos Estados-membros da UE, para que o Fundo de Recuperação comece a "ter impacto na economia real".

"Hoje temos a nossa primeira reunião do Ecofin sob a presidência portuguesa da UE. É com grande sentido de responsabilidade que iniciamos a nossa presidência em tempos tão desafiantes", começou por referir, numa mensagem-vídeo.

O ministro comentou que o "último ano ficou marcado pelo enorme impacto social e económico da pandemia" da covid-19, mas foi "também o ano em que a União Europeia implementou uma resposta atempada sem precedentes" e "mostrou um grande sentido de unidade e solidariedade ao tomar o passo sem precedentes de aprovar o «NextGenerationEU»", o instrumento de 750 mil milhões de euros para ajudar a reerguer a economia europeia.

"E agora é a altura de o implementar, para impulsionar uma recuperação económica forte e rápida. É altura de proporcionar uma recuperação justa, verde e digital. Este é o lema da presidência portuguesa", afirmou.

Apontando que, na reunião de hoje, vai apresentar aos seus homólogos europeus as prioridades da presidência portuguesa para os próximos seis meses, João Leão adiantou desde logo que "no centro de todos os esforços" estará o trabalho de "preparar o terreno para uma recuperação económica robusta".

"O instrumento de recuperação e resiliência representa uma ferramenta-chave para fazer arrancar a economia europeia. Uma aprovação rápida e sem problemas dos planos individuais dos Estados-membros pelo Ecofin é muito importante para o «NextGenerationEU» começar a ter impacto na economia real", afirmou, acrescentando que a reunião de hoje proporcionará "uma troca de pontos de vista sobre este importante assunto e uma discussão sobre os próximos passos para a implementação dos planos de recuperação e resiliência".

A anteceder a reunião do Ecofin, e como é habitual, realizou-se na véspera um encontro informal de ministros das Finanças da zona euro, tendo no final o presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, sublinhado também que vai "trabalhar de perto com o ministro João Leão ao longo da presidência portuguesa" no processo de aprovação dos planos nacionais de recuperação económica da crise da covid-19.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×