7/3/21
 
 
Avanço nas negociações para formar Governo na Líbia

Avanço nas negociações para formar Governo na Líbia

Jornal i 17/01/2021 15:22

"Creio que esta proposta representa o melhor compromisso possível porque respeita a dimensão regional e encoraja todos a trabalharem entre as divisões", disse a representante da ONU, Stephanie Williams.

As negociações políticas entre as fações líbias para avançar rumo à formação de um Governo unificado e temporário que prepare as eleições de dezembro registaram progressos hoje, com uma proposta concreta, segundo a ONU.

A proposta resultou das reuniões realizadas em Genebra desde quarta-feira por 18 membros de um grupo consultivo do Fórum Líbio para o Diálogo Político (FLDP), um órgão "ad hoc" composto por 75 funcionários eleitos de toda a Líbia, explicou a representante das Nações Unidas no processo, Stephanie Williams.

"Creio que esta proposta representa o melhor compromisso possível porque respeita a dimensão regional e encoraja todos a trabalharem entre as divisões, respeitando os princípios de inclusão, transparência e uma representação justa das diferentes regiões e grupos populacionais", disse Williams numa conferência de imprensa virtual, em Genebra, citada pela EFE.

A proposta do comité consultivo será votada pelo FLDP segunda-feira e o resultado será anunciado no dia seguinte.

Para ser aprovada, terá de reunir 63% dos votos e, caso isso não aconteça, será realizada uma segunda volta dois dias depois e, desta vez, o limite para vencer a votação será de 50% dos votos mais um.

Se for aprovada, terá início um processo de nomeação de candidatos para formar o Governo de transição, que terá como principal responsabilidade "criar as condições" para que no dia 24 de dezembro se realizem as eleições gerais previstas na Líbia.

 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×