27/7/21
 
 
Governo holandês demite-se em bloco após escândalo sobre subsídios

Governo holandês demite-se em bloco após escândalo sobre subsídios

AFP Jornal i 15/01/2021 13:43

Cerca de dez mil famílias terão sido acusadas injustamente pelo Governo holandês de receberem apoios de forma fraudulenta.

O Governo holandês, liderado por Mark Rutte, demitiu-se esta sexta-feira em bloco devido a um escândalo sobre má gestão de subsídios. Em causa está uma investigação parlamentar que afirma que o Governo acusou injustamente milhares de famílias de fraude, levando-as à falência. A notícia está a ser avançada pela emissora nacional NOS.

As autoridades holandesas acusaram cerca de 26 mil famílias, a maioria imigrantes, de receberem de forma fraudulenta apoios do Estado para os filhos com menos de 12 anos. As famílias foram obrigadas a devolver todo o dinheiro recebido entre 2013 e 2019, em alguns casos o valor rondou os 100 mil euros. Segundo a agência Reuters, o relatório da investigação parlamentar afirma que dez mil famílias foram acusadas injustamente, sendo classificada como uma "injustiça sem precedentes".

O primeiro-ministro, Mark Rutte, deverá informar o rei da Holanda, Willem-Alexander, e dar uma conferência de imprensa ainda esta sexta-feira. 

 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×