28/1/21
 
 
Papa critica problemas nos sistemas de saúde reveladas pela covid-19

Papa critica problemas nos sistemas de saúde reveladas pela covid-19

Jornal i 12/01/2021 16:58

Na sua mensagem para o 29.º Dia Mundial do Doente (11 de fevereiro), divulgada pelo Vaticano, o Papa recorda as vítimas da pandemia aos quais garantiu a sua proximidade espiritual e o "afeto da Igreja".

O Papa Francisco disse que a pandemia do coronavírus evidenciou inúmeras deficiências nos sistemas de saúde e no atendimento aos doentes e alertou que "a saúde é um bem comum primário".

Na sua mensagem para o 29.º Dia Mundial do Doente (11 de fevereiro), divulgada hoje pelo Vaticano, o Papa recorda as vítimas da pandemia, especialmente "os mais pobres e marginalizados", aos quais garantiu a sua proximidade espiritual e o "afeto da Igreja".

"A atual pandemia trouxe à tona inúmeras deficiências nos sistemas de saúde e deficiências no atendimento aos doentes. Os idosos, os mais fracos e os mais vulneráveis nem sempre têm acesso garantido ao tratamento e nem sempre esse acesso é equitativo ", frisou Jorge Bergoglio.

"Depende de decisões políticas, da forma de gerir os recursos e do empenho dos responsáveis. Investir recursos na atenção aos enfermos é uma prioridade ligada a um princípio: a saúde é um bem comum primária ", acrescentou.

Na sua mensagem, o Papa também elogiou, como já fez noutras ocasiões, a "dedicação e generosidade" demonstrada nestes meses por profissionais da área da saúde, mas também por religiosos e padres que, "com profissionalismo, abnegação, sentido de responsabilidade e amor ajudaram, cuidaram, consolaram e serviram tantos doentes e suas famílias".

 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×