27/7/21
 
 
Descontos nas portagens da ex-SCUT e autoestradas do Interior a partir de hoje

Descontos nas portagens da ex-SCUT e autoestradas do Interior a partir de hoje

Jornal i 11/01/2021 13:19

“Os passageiros particulares frequentes e veículos de transporte coletivo de passageiros têm direito a novos descontos, enquanto veículos de transporte de mercadorias veem aumentados os descontos já existentes”, recordou o Executivo numa nota conjunta dos ministérios da Coesão Territorial, Finanças e Infraestruturas e Habitação enviada às redações.

Entram esta segunda-feira em vigor os novos descontos nas portagens nas ex-SCUT e autoestradas do Interior, anunciados pelo Governo no final do ano passado. “Os passageiros particulares frequentes e veículos de transporte coletivo de passageiros têm direito a novos descontos, enquanto veículos de transporte de mercadorias veem aumentados os descontos já existentes”, recordou o Executivo numa nota conjunta dos ministérios da Coesão Territorial, Finanças e Infraestruturas e Habitação enviada às redações.

Os descontos ficam disponíveis para veículos de classe 1 e 2 a partir do oitavo dia de utilização no mesmo mês, com uma redução de 25% em cada passagem na mesma via. Este modelo de descontos incide sobre lanços na A22 – Algarve, A23 – IP, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta, A28 – Norte Litoral, A4 – Subconcessão AE transmontana, A4 – Túnel do Marão e A13 e A13-1 – Subconcessão do Pinhal Interior. O Governo sublinha que o objetivo destes descontos “é o de beneficiar utilizadores frequentes, ou seja, quem vive e trabalha no Interior do país”.

Para veículos de classe 2, 3 e 4 afetos ao transporte de mercadorias, os descontos já existentes aumentam para 35% durante o dia e 55% durante a noite. O desconto de 55% abrange igualmente fins de semana e feriados. Estes descontos aplicam-se aos lanços descritos na alínea a), bem como às vias da Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e das Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29).

Já para veículos de classe 2, 3 e 4 afetos ao transporte de passageiros por conta de outrem ou público, aplicam-se, pela primeira vez, descontos semelhantes aos do transporte de mercadorias: reduções de 35% de dia e 55% de noite, feriados e fins de semana. Estes descontos aplicam-se aos lanços descritos na alínea a), bem como às vias da Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e das Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29). No comunicado, o Governo refere que objetivo destes descontos é “o de incentivar a utilização de transportes coletivos”.

“Este pacote de descontos teve em conta a sustentabilidade orçamental necessária para o Governo continuar a reduzir, de forma progressiva, as portagens no Interior do país”, lê-se ainda na nota.

 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×