28/1/21
 
 
5 de janeiro de 1965. A tesoura de Salazar cortou os Quatro Cabeleiras do Após-Calypso

5 de janeiro de 1965. A tesoura de Salazar cortou os Quatro Cabeleiras do Após-Calypso

Afonso de Melo 05/01/2021 08:56

Classificado em todo o mundo para maiores de seis anos, o filme A Hard Day’s Night, dos Beatles, recebeu em Portugal a indicação de para maiores de 17. E cenas inteiras foram amputadas por terem a intenção de “excitar ou acordar os baixos instintos do público”. Confirmava-se que o ridículo não mata.

Podia ter escolhido outra data qualquer, mas esta bate certo com os dias que agora decorrem. Aliás, o livro é pródigo em datas: Os Beatles e a Censura em Portugal, da autoria de Abel Soares da Rosa, um documento interessantíssimo, todo ele carregado de mais documentos. No dia 5 de janeiro de 1965, a Comissão de Exame e Classificação de Espetáculos, o sinistro SNI, envia para a Rank, produtora responsável pelo filme dos Beatles A Hard Day’s Night – que levava o título em português de Os 4 Cabeleiras do Após-Calypso –, uma notificação levantando a suspensão da película, que tivera a sua estreia marcada para o Cinema São Jorge, tendo sido depois retirada sem justificação.

O levantamento da suspensão podia ser um sinal positivo, mas não era, em absoluto, uma boa notícia. “É possível constatar”, escreve Abel Soares da Rosa, “que o responsável da Rank, Edgar Branco, executa um braço-de-ferro com a censura através de uma argumentação eficaz e corajosa, um autêntico exercício de liberdade de expressão em pleno salazarismo”. O_SNI não perdera o seu tempo. Para começar, identificara a película como para maiores de 17 anos, reduzindo drasticamente o espetro dos eventuais espetadores. Em seguida dedicou-se ao corte puro e simples de nacos inteiros do filme, sobretudo nas cenas em que o público reagia ao ouvir tocar os Fab Four de Liverpool, usando o argumento ridículo “atitudes descompostas e esgares”.

Leia o artigo completo na edição impressa do jornal i. Agora também pode receber o jornal em casa ou subscrever a nossa assinatura digital.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×