12/4/21
 
 
Academia de Hollywood não aceita 'Listen' de Ana Rocha de Sousa na corrida aos Óscares

Academia de Hollywood não aceita 'Listen' de Ana Rocha de Sousa na corrida aos Óscares

Jornal i 18/12/2020 11:23

O filme português mais visto do ano foi eliminado da corrida na categoria de Melhor Filme Internacional por conter muitos minutos falados em inglês.

'Listen' foi o candidato elegido pela Academia Portuguesa de Cinema para a categoria dos filmes estrangeiros da 93ª edição dos Óscares. Porém, o filme infringe uma das regras de candidatura: contém mais minutos de diálogo (32%) em língua inglesa do que em língua portuguesa. Em comunicado, a Academia Portuguesa de Cinema confirmou que a Academia de Cinema dos Estados Unidos rejeitou a candidatura portuguesa do filme de Ana Rocha de Sousa à nomeação para Melhor Filme Internacional. 

"Após análise do filme 'Listen' de Ana Rocha de Sousa, o 'International Feature Film Executive Comittee' considerou a candidatura não elegível e solicita o envio de um novo candidato com a máxima urgência possível", revela a academia.

"O fator de exclusão prende-se com um dos critérios de elegibilidade que obriga a que pelo menos 50% do filme candidato seja falado em língua não-inglesa", acrescenta. Uma informação confirmada por Ana Rocha de Sousa à SIC. “Por esta razão e por ser candidato como um filme português foi desclassificado”, elucida a realizadora.

Uma de outras reações ao sucedido é do realizador Gonçalo Waddington, autor do filme “Patrick” que poderá substituir "Listen". "Pena que a Academia Portuguesa desconheça regra da língua que consta no regulamento dos Óscares da Academy of Motion Pictures, Arts and Sciences", escreveu no Facebook.

Agora, a Academia Portuguesa de Cinema precisa de votar novamente um candidato e as escolhas estão entre 'Mosquito' de João Nuno Pinto, 'Patrick' de Gonçalo Waddington e 'Vitalina Varela' de Pedro Costa.

A primeira curta-metragem da realizadora Ana Rocha de Sousa venceu seis prémios, entre os quais o prémio ‘Leão de Futuro no Festival de Cinema de Veneza, em Itália, onde estreou o filme.

'Listen' conta a história de uma família portuguesa emigrada em Inglaterra que fica sem a guarda das crianças devido as suspeitas de maus tratos conhecidas pelos serviços sociais britânicos.

Veja aquis os trailers das três opções para Melhor Filme Internacional: 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×