1/12/20
 
 
Manifestantes criam incêndio no Congresso da Guatemala

Manifestantes criam incêndio no Congresso da Guatemala

AFP Jornal i 22/11/2020 14:08

Alejandro Giammattei referiu já se ter reunido com diversos grupos para apresentar alterações ao polémico orçamento para 2021.

Centenas de manifestantes invadiram o Congresso da Guatemala e queimaram parte do edifício entre crescentes manifestações contra o presidente Alejandro Giammattei e o governo por aprovarem um orçamento com cortes nas despesas com educação e saúde.

Segundo as reivindicações dos cerca de 7.000 manifestantes que protestaram diante do Palácio Nacional na capital, o orçamento para o próximo ano foi negociado e aprovado "em segredo" enquanto o país enfrentava as consequências de furacões e o impacto da pandemia de covid-19.

Imagens que circularam nas redes sociais mostraram chamas a irromperem por uma janela do edifício. Já a comunicação social reportou que as forças de segurança dispararam gás lacrimogéneo contra os manifestantes, registando-se feridos na manifestação.

O presidente guatemalteco veio repudiar os incidentes deste sábado, adiantando na sua conta no Twitter que "qualquer pessoa que se prove ter participado nos atos criminosos será punida com toda a força da lei" e que, apesar de defender o direito ao protesto, o país "não pode permitir que as pessoas vandalizem a propriedade pública ou privada".

Por outro lado, Alejandro Giammattei referiu já se ter reunido com diversos grupos para apresentar alterações ao polémico orçamento para 2021.

 

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×