24/1/21
 
 
Receita. De Moçambique, com amor

Receita. De Moçambique, com amor

Chef Sílvia Ferreira-Campos 14/11/2020 22:34

Porque a comida é emoção e nos traz sempre memórias, não resisti a partilhar esta que é a minha versão, o meu franguinho de inspiração zambeziana.

A nossa cozinha moçambicana é uma deliciosa mescla de sabores. Devo confessar que o que mais me agrada são os verdes – nada poderá ser melhor que uma boa matapa, puro verde-clorofila... mas muitos torcem o nariz. Porém, se há prato que todos adoram é, sem dúvida, o franguinho à zambeziana, suculento e exótico.

Porque a comida é emoção e nos traz sempre memórias, não resisti a partilhar esta que é a minha versão, o meu franguinho de inspiração zambeziana.

Selecionei alguns dos meus ingredientes-fetiche que são, acima de tudo, excelentes aliados para o nosso corpo prosperar. Conferem sabor e caráter aos pratos, como o gengibre, a erva-príncipe e a pimenta-de-caiena, que ajudam a dar um valente kick no nosso metabolismo.

Aqui destaco o coco, de que, da casca à polpa, tudo pode ser aproveitado. Sem dúvida, umas das maiores dádivas da mãe natureza.

Em Moçambique usaríamos o leite fresco feito em casa mas, por cá, recomendo que se escolha sempre leite de coco bio, já que isto garante que os cocos tenham sido cultivados sem a intervenção de produtos químicos, com um cultivo ecológico e que respeite o ambiente. O leite de coco bio tem uma maior proporção de coco e oferece mais benefícios para a nossa saúde.

O Meu Franguinho do Campo de Inspiração Zambeziana

Ingredientes

2 pernas desossadas de franguinho do campo

1 lata de leite de coco bio

Sumo de 1 limão, ou lima se preferir

1 colher de sopa de azeite

2 a 3 dentes de alho picados

Pimenta-preta de moinho

Pasta de erva-príncipe

1 pedaço de gengibre

Sal q.b.

Flocos de pimenta-de-caiena

 

Método

Junte os últimos 7 ingredientes na picadora e prepare uma pasta. Junte o leite de coco e verifique e ajuste os sabores.

Mergulhe o franguinho e deixe repousar 45 minutos. Se tiver, use a grelha e vá pincelando com a marinada. Caso contrário, coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus e, gradualmente, acrescente a marinada.

Sirva com salada verde e arroz branco ou de coco.

 

 

 

 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×