18/5/21
 
 
Castanheiro na Guarda é candidato a árvore do ano 2021

Castanheiro na Guarda é candidato a árvore do ano 2021

Jornal i 08/11/2020 12:04

A árvore tem aproximadamente 500 anos e mede quase 20 metros de altura.

Um castanheiro gigante com aproximadamente 500 anos, localozanda em Guilhafonso, na Guarda, o maior castanheiro da Europa, foi classificado como árvore de interesse público pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e é candidato a árvore do ano 2021.

A responsável pelo Gabinete Técnico Florestal do município e vereadora, Cecília Amaro, confirmou à agência Lusa que o castanheiro está proposto “para o concurso nacional 'Árvore do ano 2021', no qual será votada a árvore mais interessante” que “irá representar Portugal no concurso europeu 'Tree of The Year 2021’”

Devido ao declínio que a árvore apresentava, no mandato autárquico anterior, a Câmara Municipal da Guarda propôs “ao executivo municipal a realização de uma avaliação fitossanitária e de segurança”.

A avaliação foi então feita pelo professor Luís Martins, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que, em conjunto com a sua equipa, revelou que o declínio se devia "essencialmente ao agravamento dos designados fatores de predisposição (idade, dimensão da árvore, períodos de seca e carências nutricionais), por agressões episódicas de origem natural (queda de um raio) e por ação do homem (compactação do solo)".

Depois desta avaliação a autarquia tomou várias medidas: uma delas foi “impedir o acesso, a circulação e o estacionamento de viaturas automóveis com instalação de uma vedação, por parte do município”, afirma a autarca Cecília Amaro.

Foi ainda proposta a intervenção cirúrgica de corte de ramos secos e que apresentassem excesso de líquenes, incidindo em apenas 20% de toda a copa. Esta medida foi efetuada pela própria equipa e técnicos do setor dos jardins da autarquia da Guarda.

A vereadora conclui que, desde que se implementaram estas medidas, o estado geral e vigor do castanheiro melhoraram e que “são monitorizados com regularidade por parte dos técnicos da Câmara Municipal da Guarda”.

O castanheiro está classificado como árvore de interesse público desde 1971 e neste momento tem uma altura aproximada de 18,5 metros, 8,5 metros de perímetro à altura do peito e 26 metros de diâmetro da copa.

Está localizado perto da estrada que liga as cidades da Guarda e de Pinhel e foi adquirido pela Câmara Municipal da Guarda há mais de dez anos, com o objetivo de assegurar a sua preservação. De acordo com os habitantes locais, são necessárias nove pessoas para abraçar todo o seu tronco.

"É considerado o maior castanheiro da Europa e produziu, em 1987, meia tonelada de castanha da variedade rebordã", escreve Mário Cameira Serra no livro "O Castanheiro e a Castanha na Tradição e na Cultura" (1990).

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×