25/11/20
 
 
Guterres exige vacina "disponível e acessível" para todos

Guterres exige vacina "disponível e acessível" para todos

Jornal i 27/10/2020 21:10

“Ninguém estará seguro [do vírus] até que estejamos todos seguros”, sublinhou o responsável.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu, esta terça-feira, que a futura vacina contra a covid-19 esteja "disponível" e "acessível" para todos.

"É imperativo que a vacina contra a covid-19 esteja disponível e acessível para todos. Porque ninguém estará seguro [do vírus] até que estejamos todos seguros", afirmou Guterres durante a sua intervenção no encontro, através de videoconferência, com os líderes do Conselho Nórdico - que inclui a Dinamarca, Suécia, Islândia, Noruega e Finlândia.

A vacina deve ser considerada um "bem público global", disse o secretário-geral da ONU sobre o tratamento contra o novo coronavírus, sublinhando que a situação atual "não é apenas uma crise de saúde", mas também um desastre económico que coloca "em risco todo o desenvolvimento".

Guterres defendeu que o plano de recuperação não deve "replicar o passado", mas antes construir "de forma sustentável e inclusiva" e "confrontar as fraquezas" que a pandemia pôs a nu em todo o mundo.

O caminho, na opinião do secretário-geral da ONU, não dever ser o de um "governo global", mas sim de uma "governação global real" com instituições fortes, porque as atuais são "bastante débeis", com "capacidade para assegura os níveis mínimos para enfrentar os desafios" globais.

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×