28/11/20
 
 
Polícia australiana investiga informações sobre alegados pagamentos do Vaticano no caso George Pell

Polícia australiana investiga informações sobre alegados pagamentos do Vaticano no caso George Pell

Jornal i 21/10/2020 22:52

Imprensa italiana avança que o cardeal italiano Angelo Becciu terá enviado 700 mil euros para uma conta bancária na Austrália e que este dinheiro terá sido utilizado para subornar a testemunha que ajudou a condenar Pell.

As autoridades australianas revelaram esta quarta-feira que foram informadas pelo órgão de controlo de crimes financeiros de que, durante o julgamento contra o cardeal George Pell, condenado por abuso sexual de menores e entretanto absolvido, o Vaticano terá feito transferências de fundos.

A Polícia Australiana, que tem trabalhado neste assunto juntamente com a Comissão Independente Anticorrupção do Estado de Vitoria, onde o cardeal foi julgado, adiantou à agência espanhola Efe que estas são “informações relevantes para a investigação”. “É uma questão rotineira de troca de informação financeira entre a AUSTRAC (Australian Transaction Analysis and Reporting Centre) e a AFP (a Polícia Federal Australiana)”, explicaram as autoridades.

A imprensa italiana avança que o cardeal italiano Angelo Becciu terá enviado 700 mil euros para uma conta bancária na Austrália e que este dinheiro terá sido utilizado para subornar a testemunha que ajudou a condenar Pell.

Becciu foi, em setembro, obrigado pelo Papa Francisco a renunciar o cargo de prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e aos Direitos como Cardeal, mas os advogados de defesa do cardeal defendem a inocência do cliente. Becciu é também suspeito de enviar fundos do Vaticano para a cooperativa do seu irmão, ou seja, crime de peculato.

Recorde-se que George Pell, depois de passar 13 meses na prisão, acabou por ser absolvido, em abril, pelo Supremo Tribunal da acusação de vários crimes de pedofilia.

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×