12/04/2024
 
 
Polícia Judiciária condecorada com Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República

Polícia Judiciária condecorada com Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República

Eduardo Martins SOL 20/10/2020 18:33

Desde 1960, foram agraciados mais de 8000 personalides, instituições e localidades com esta ordem.

A Polícia Judiciária (PJ) foi condecorada esta terça-feira, com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República. De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, o corpo superior de polícia criminal necessita de ter "meios capazes, atualizados, operacionais e eficazes", segundo informação veiculada pela agência Lusa.

A atribuição desta ordem, cujo lema é a vontade de bem fazer, coincidiu com a cerimónia solene comemorativa dos 75 anos da PJ. Neste evento, onde estiveram presentes o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Justiça, Francisca van Dunem, discursou Luís Neves.

O diretor nacional da PJ prometeu um reforço do combate à corrupção e à restante criminalidade económico-financeira, tendo sublinhado que Portugal "não é um país corrupto" nem as instituições nacionais "são corruptas". "Sim, há corruptos", expressou o dirigente, esclarecendo que "não haverá impunidade" para os crimes que "minam a economia" portuguesa.

"Os tempos que se avizinham não são fáceis, mas não enjeitamos as responsabilidades", salientou Luís Neves, sendo que realçou também os valores de "integridade, imparcialidade, coragem e seriedade" seguidos pela PJ. O diretor evocou o facto de o atual Governo ter aprovado o novo Estatuto e a nova Lei Orgânica da polícia de investigação criminal.

Naquilo que diz respeito à cibercriminalidade, o diretor nacional da PJ alertou a necessidade existente de combater este crime assim como os de tráfico de armas, de droga e o de terrorismo que surgem com "novas roupagens". "A PJ é um investimento seguro" porque há "um retorno garantido" disse ainda Luís Neves.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline