27/1/21
 
 
Ajax-Liverpool. "De Mistwedstrijd". Só os holandeses viam a bola

Ajax-Liverpool. "De Mistwedstrijd". Só os holandeses viam a bola

Afonso de Melo 20/10/2020 08:44

É apenas a terceira vez que dois dos clubes mais fascinantes da Europa se encontram para as provas da UEFA. Amanhã, em Amesterdão, como há 54 anos

Amanhã, em Amesterdão, no estádio que leva o nome de Johan Cruyff, o Ajax recebe o Liverpool para a primeira ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões. É curioso como duas das mais fascinantes, vitoriosas e persistentes equipas da Europa se tenham defrontado tão poucas vezes no âmbito das provas da UEFA. Temos de ir até 1966 para encontrar a única eliminatória que tiveram de discutir, na segunda eliminatória da Taça dos Campeões Europeus. A primeira mão, disputada em Amesterdão a 7 de dezembro, ficou marcada por um nevoeiro tenebroso, daqueles que nos fazem, por vezes, avistar o Holandês Voador, esse navio-fantasma condenado a vogar até ao fim dos tempos e que só surge em noites de névoa cerrada.

De Mistwedstrijd – quer dizer, precisamente, o_Jogo do Nevoeiro. Um jogo no qual os holandeses foram os únicos que viram a bola, aplicando ao Liverpool uma das mais brutas derrotas da sua história: 5-1. Diga-se, para começar, que tanto Ajax como Liverpool eram uns principiantes na Taça dos Campeões. O_Ajax ia na sua terceira presença, o Liverpool apenas na segunda. Só por aqui se vê como os tempos mudaram entretanto e o rio da vida passou aos borbotões por debaixo das nossas pontes. Cruyff, o enorme Cruyff, tinha apenas 19 anos, o que não o impediu de ser a figura mais brilhante do encontro que a meteorologia tornou escuro. No Liverpool, as figuras mais impositivas eram Ian Callaghan, no meio-campo, e Ian St. John, na frente, com o número 9 nas costas. No banco de cada um, dois treinadores que marcaram a história do jogo: Rinus Michels e Bill Shankly.

Leia o artigo completo na edição impressa do jornal i. Agora também pode receber o jornal em casa ou subscrever a nossa assinatura digital.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×