25/11/20
 
 
Policia francesa organiza operações contra membros do movimento islamita

Policia francesa organiza operações contra membros do movimento islamita

Jornal i 19/10/2020 16:22

Segundo o ministro do interior, as operações não visam "necessariamente indivíduos ligados à investigação" do assassínio do professor de história Samuel Paty. As operações visam, no entanto, "transmitir uma mensagem.

Várias operações policiais foram lançadas hoje de manhã em França contra "dezenas de indivíduos" envolvidos no movimento islamita, anunciou o ministro do Interior francês, afirmando que o professor decapitado na sexta-feira foi vítima de uma 'fatwa'.

 

"Eles claramente emitiram uma 'fatwa'(decreto religioso islâmico, neste caso de morte) contra o professor", disse Gerald Darmanin à rádio Europe 1, apontando para os suspeitos sob custódia.

Estas operações policiais, decididas na sequência do Conselho de Defesa realizado no domingo, decorrem desde a manhã de hoje e terão continuidade nos próximos dias.

Segundo o ministro, as operações não visam "necessariamente indivíduos ligados à investigação" do assassínio do professor de história Samuel Paty.

As operações visam, no entanto, "transmitir uma mensagem: (...) nem um minuto de trégua será dada aos inimigos da República", sublinhou Gérald Darmanin, sem dar mais detalhes.

Desde o assassínio do professor, na sexta-feira em Conflans Saint-Honorine, "mais de 80 investigações" foram abertas por ódio online e ocorreram prisões, acrescentou o ministro, referindo que quer dissolver várias associações, incluindo o Coletivo contra a Islamofobia na França (CCIF).

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×