26/11/20
 
 
DGS explica que Marcelo não foi testado porque esteve com ministro infetado “antes da fase infecciosa”

DGS explica que Marcelo não foi testado porque esteve com ministro infetado “antes da fase infecciosa”

Mafalda Gomes Jornal i 12/10/2020 18:21

Marcelo Rebelo de Sousa esteve num evento com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que está infetado com o novo coronavírus, no passado dia 4 de outubro.

Todo o Governo já foi testado, na sequência do caso de contágio do ministro Manuel Heitor. No entanto, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou que o Presidente da República, que esteve num evento com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, não foi testado, à semelhança do Executivo de António Costa, uma vez que Manuel Heitor não estava na fase infecciosa da doença.

O evento ocorreu no primeiro domingo deste mês e a Direção-Geral da Saúde (DGS) garantiu que há um protocolo que é seguido e que permite encontrar o período de transmissão e, depois, estratificar contactos de alto e baixo risco, fazer os testes e determinar se ficam ou não em isolamento profilático, não tendo sido necessário o rastreio do Presidente da República.

“Sua excelência o Presidente da República esteve em contacto no mesmo evento que se chamou `Construir o futuro de Portugal – Um compromisso social, mas este ocorreu antes do senhor ministro Manuel Heitor estar na fase infecciosa, motivo pelo qual sua excelência o senhor Presidente da República não foi considerado para efeitos de rastreio nesta situação”, explicou Graça Freitas, na habitual conferência de imprensa das autoridades de saúde sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal.

Recorde-se que os membros do Governo foram testados rapidamente, com a exceção dos ministros Santos Silva e Matos Fernandes, que entretanto também já testaram negativo. 

Assim sendo, o vírus terá sido contraído apenas pelo Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, que permanecerá em isolamento no seu domicílio. O Ministro do Planeamento, Nelson de Souza e a ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, também estarão em isolamento preventivo por se terem sentado ao lado de Manuel Heitor na Reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×