23/10/20
 
 
Desabamento no metro terá sido provocado por "erro" em obra. Câmara de Lisboa rejeita responsabilidade direta

Desabamento no metro terá sido provocado por "erro" em obra. Câmara de Lisboa rejeita responsabilidade direta

Mafalda Gomes Jornal i 29/09/2020 19:37

"Tudo indica, neste momento, que a responsabilidade daquilo que aconteceu no túnel do metro é de uma obra do município e, portanto, há um erro que tudo indica que tenha sido do empreiteiro, mas pode ter sido do projeto - estamos a avaliar”, disse João Paulo Saraiva.

O vice-presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta terça-feira, que o desabamento do teto na estação da Praça de Espanha, esta tarde, terá sido provocado pelas obras, que estão a ser realizadas ali perto, e não por “problemas de manutenção" do metropolitano.

"Tudo indica, neste momento, que a responsabilidade daquilo que aconteceu no túnel do metro é de uma obra do município e, portanto, há um erro que tudo indica que tenha sido do empreiteiro, mas pode ter sido do projeto - estamos a avaliar - que causou este problema no túnel do metro", disse João Paulo Saraiva, na reunião da Assembleia Municipal, realizada por videoconferência.

João Paulo Saraiva embora assuma que a câmara é a “dono da obra" exclui uma responsabilidade direta da autarquia. "Foi claramente um problema de uma obra, de um conflito entre o já existente e a nova obra que não devia ter acontecido, estamos a avaliar porque é que aconteceu", sublinhou.

Já antes, o vereador com o pelouro da Proteção Civil, Carlos Castro, tinha adiantado, no próprio local, que se tratava de "um incidente decorrente da obra", anunciando a abertura de um inquérito.

Recorde-se que o desabamento ocorreu cerca das 14h20 e atingiu a primeira carruagem de um metro que estava a chegar à Praça de Espanha, proveniente de São Sebastião, na Linha Azul, com 300 passageiros a bordo.

Na sequência do acidente, quatro pessoas – um homem e três mulheres – precisaram de assistência médica.

 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×