25/10/20
 
 
Detidas suspeitos em França de financiar terrorismo na Síria

Detidas suspeitos em França de financiar terrorismo na Síria

Jornal i 29/09/2020 18:23

Foram detidos 29 suspeitos.

Vinte e nove pessoas foram detidas em França durante uma operação que visou o desmantelamento de uma rede de financiamento online que alegadamente apoiou membros da Al-Qaida e do Estado Islâmico na Síria, anunciou a justiça francesa.

Ao abrigo desta operação, foram realizadas "55 buscas em 26 departamentos diferentes" no território francês e foram detidas "29 pessoas, com idades compreendidas entre os 22 e os 66 anos", informou a procuradoria-geral antiterrorismo de França, num comunicado.

Os 29 detidos, detalhou, "são suspeitos de terem injetado fundos na rede em benefício de familiares que se encontravam na Síria", acrescentando que dois deles são igualmente suspeitos de terem assumido funções de liderança dentro deste sistema de financiamento a organizações terroristas.

A procuradoria-geral antiterrorismo francesa indicou que estas detenções ocorreram no âmbito de uma "investigação criminal preliminar aberta em 24 de janeiro de 2020 por suspeitas de financiamento de terrorismo e de associação criminosa terrorista", após a identificação "de um circuito sofisticado de transferência de fundos para 'jihadistas' franceses que ainda estavam na Síria".

 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×