23/10/20
 
 
Portal da Queixa: Reclamações no acesso aos serviços públicos aumentam 47%

Portal da Queixa: Reclamações no acesso aos serviços públicos aumentam 47%

Jornal i 23/09/2020 14:34

Em seis meses (entre 18 de março e 18 de setembro de 2020), o Portal da Queixa recebeu 8033 reclamações.

O Portal da Queixa defende que a pandemia está a complicar a vida dos portugueses no que diz respeito ao acesso aos serviços públicos. De acordo com uma análise publicada esta quarta-feira, a entidade indica que, em seis meses (entre 18 de março e 18 de setembro de 2020), foram registadas 8033 reclamações, um aumento de 47% face ao mesmo período do ano passado, onde se verificaram apenas 5450 queixas.

 Segundo os dados analisados pela equipa do Portal da Queixa, a dificuldade de agendamento do atendimento é o principal motivo reportado pelos cidadãos. Para além dos problemas de marcação, as falhas no serviço prestado e a falta de resposta e resolução são outros problemas que resultaram em reclamação.

 No topo da tabela dos organismos públicos, cujo crescimento do número das reclamações foi mais expressivo, comparativamente com 2019, está o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Segurança Social. Entre estes, sobressai o IHRU com um aumento de 280% das queixas. 

“Um dado interessante que ganha destaque nas estatísticas que analisámos, é relativo ao IHRU que, tendo em conta o contexto de medidas excecionais de apoio anunciadas às famílias, recebeu naturalmente mais reclamações referentes ao processo de apoio às rendas e pelo facto de verem indeferido esse pedido.” realça Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

Por outro lado, destaca-se também que, no período em análise e comparativamente com 2019, duas entidades públicas registaram um decréscimo do número de reclamações: o Centro Nacional de Pensões e a Autoridade Tributária e Aduaneira (ambas com uma redução de 22%).

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×