26/10/20
 
 
OMS pede 13 mil milhões de euros para manter plano da vacina contra covid-19

OMS pede 13 mil milhões de euros para manter plano da vacina contra covid-19

AFP Jornal i 21/09/2020 20:28

Plano é conseguir ter em 2021 dois mil milhões de doses de uma vacina que ainda não existe.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu, esta segunda-feira, 15 mil milhões de dólares, cerca de 13 mil milhões de euros, para ajudar a manter o plano de ter, em 2021, dois mil milhões de doses de uma vacina para a covid-19. Vacina essa que, sublinhe-se, ainda não existe.

O secretário-geral, Tedros Ghebreyesus, afirmou que é necessário "um aumento significativo dos compromissos políticos e financeiros" dos 64 países que aderiram à iniciativa Covax, que pretende uma distribuição equitativa de vacinas para a covid-19.

"15 mil milhões são imediatamente necessários", sublinhou o responsável. "Não é garantido que qualquer vacina em particular, das que estão em desenvolvimento, funcione. Quantas mais candidatas testarmos, mais hipóteses de conseguir uma que é segura e eficaz", explicou, adiantando que há "quase 200 nas fases clínica e pré-clínica de testagem".

O valor, que Tedros Ghebreyesus diz ser urgente, destina-se a fazer "acordos formais" com empresas para atingir a meta dos dois mil milhões de doses em 2021.

Para já, em contactos com indústria farmacêutica, estão asseguradas 850 milhões de doses de uma vacina, que ainda não existe.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×