26/9/20
 
 
EUA revogaram mil vistos a chineses alegando "razões de segurança nacional"
Consulado chinês em Chicago

EUA revogaram mil vistos a chineses alegando "razões de segurança nacional"

Consulado chinês em Chicago DR Jornal i 14/09/2020 19:14

A decisão atinge sobretudo estudantes graduados e investigadores chineses inscritos em universidades nos Estados Unidos.

O Governo dos EUA revogou este mês os vistos de mil cidadãos chineses por razões de segurança nacional, disse a Federação para a Reforma da Imigração Norte-Americana (FAIR).

De acordo com a FAIR, uma organização próxima do Presidente Donald Trump e que defende a redução da imigração, a decisão do Departamento de Estado de revogar estes vistos responde aos esforços do Governo para impedir a espionagem chinesa.

"A espionagem chinesa tornou-se uma ameaça crescente à segurança nacional do país", disse esta organização conservadora, num comunicado.

A decisão atinge sobretudo estudantes graduados e investigadores chineses inscritos em universidades nos Estados Unidos e que são suspeitos de terem vínculos com as Forças Armadas chinesas, podendo querer roubar o produto das investigações em que atuam.

Segundo a FAIR, "muitos estudantes (chineses) têm laços diretos com as Forças Armadas chinesas e com o Partido Comunista e são enviados para obter conhecimento da tecnologia dos EUA, bem como de operações militares e cibernéticas".

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×