27/1/21
 
 
Dezenas de milhares de bielorrussos protestam contra Lukashenko

Dezenas de milhares de bielorrussos protestam contra Lukashenko

Jornal i 23/08/2020 15:21

Esta é a segunda semana seguida, em Minsk, que mais de 100.000 pessoas reuniram-se para exigir a saída de Lukashenko que está no poder há 26 anos no poder.

Dezenas de milhares de bielorrussos manifestaram-se hoje em Minsk, capital da Bielorrússia, para exigir a saída do Presidente Alexander Lukashenko, reeleito a 9 de agosto.

Orgãos de comunicação social ligados à oposição, que também têm feito relatos sobre manifestações semelhantes em outras cidades da Bielorrússia, falam em "mais de de 100.000 manifestantes na capital bielorrussa", num protesto que ocorre pelo segundo domingo consecutivo.

Em causa está a reeleição do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, que tem enfrentado manifestações diárias e um movimento de greve convocado pela oposição, desde que foram anunciados os resultados que lhe atribuíram 80% dos votos, contra 10% de Svetlana Tikhanovskaia.

 

 

Os manifestantes contestam os resultados, considerando-os "fraudulentos", e denunciam "repressão brutal", como descreve a AFP. "Se [Lukashenko] realmente ganhou a eleição, então por que é que tanta gente vai às ruas contra ele?", questiona Yevgeny, um manifestante de 18 anos.

Esta é a segunda semana seguida, em Minsk, que mais de 100.000 pessoas reuniram-se para exigir a saída de Lukashenko que está no poder há 26 anos no poder.

 

 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×