19/5/21
 
 
Bill Morneau, ministro das Finanças do Canadá, demite-se

Bill Morneau, ministro das Finanças do Canadá, demite-se

Jornal i 18/08/2020 18:20

A decisão foi tomada depois de crescentes tensões com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, sobre como reanimar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19.

O ministro das Finanças do Canadá, Bill Morneau, anunciou, segunda-feira, a sua demissão após tensões crescentes com o primeiro-ministro Justin Trudeau sobre os gastos com a pandemia, segundo os 'media' canadianos.

"Ao entrarmos numa nova fase na luta contra a pandemia (...), é tempo de um novo ministro das Finanças liderar o caminho", disse Morneau em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias AFP. "É por isso que me demito do cargo de ministro das Finanças e deputado", anunciou, após uma reunião com Trudeau.

Na última semana, os meios de comunicação social canadianos noticiaram divergências profundas entre Morneau e o primeiro-ministro sobre como reanimar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19, sem pôr em risco as finanças públicas, numa altura em que o défice previsto é superior a 340 mil milhões de dólares (216 mil milhões de euros).

 

ill Morneau, ocupava o cargo desde 2015, anunciou ainda que é candidato à liderança da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), segundo a agência de notícias AP.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×