21/9/20
 
 
Morreu piloto português em queda de Canadair no Gerês

Morreu piloto português em queda de Canadair no Gerês

DR Jornal i 08/08/2020 14:13

Co-piloto está em estado grave.

Morreu o piloto do avião Canadair CL215 português que, este sábado, se despenhou quando combatia um fogo no Parque Nacional da Peneda-Gerês. 

De acordo com a Proteção Civil, o piloto, de 65 anos, era português. O homem sofreu uma paragem cardiorrespiratória, foi assistido no local com manobras de suporte básico de vida e manobras de suporte avançado, mas sem sucesso. Foi já acionada uma equipa de psicólogos do INEM para prestar apoio à família.

O co-piloto, um espanhol de 39 anos, está em estado grave, foi assistido no local e encaminhado (por Heli do INEM) para o Hospital de Viana do Castelo.

A aeronave, do Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco, participava nas operações de combate a um incêndio que lavra no Parque Nacional da Peneda Gerês, freguesia e concelho do Lindoso, distrito de Viana do Castelo. O acidente ocorreu em território espanhol, a cerca de um a dois quilómetros da fronteira portuguesa, na sequência de uma operação de scooping.

O alerta para o acidente foi dado pelas 11h16.

O total de meios e operacionais no combate à chamas inclui portugueses e espanhóis, pois o incêndio afeta a freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca, em Portugal, e a zona de Lindos, em Espanha.

O GPIAAF - Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários indicou que já foi notificado do acidente e que está a enviar para o local uma equipa para dar início às diligências.

Notícia atualizada pelas 15h00

 

 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×