23/7/21
 
 
Agora é oficial: pagamentos por contactless passam a ter limite máximo de 50 euros

Agora é oficial: pagamentos por contactless passam a ter limite máximo de 50 euros

Jornal i 13/07/2020 12:11

Segundo o administrador do BdP, não há, até à data, casos associados a fraudes.

O Banco de Portugal (BdP) decidiu tornar permanente a medida que permite o pagamento por contactless de valores até 50 euros.

"Perante o crescimento registado na utilização desta tecnologia, a comunidade bancária nacional, em articulação com o Banco de Portugal e com a SIBS, decidiu, agora, tornar permanente o limite de 50 euros para a realização de pagamentos contactless sem necessidade de introduzir o PIN", lê-se, num comunicado oficial emitido esta segunda-feira.

O aumento do valor máximo permitido, de 20 para 50 euros, foi uma resposta à covid-19, de forma a evitar o contacto e, consequentemente, a propagação do vírus.

Os dados revelados pelo BdP mostram que cerca de 20% das compras com cartão foram feitas com recurso a esta tecnologia, praticamente "duplicando o nível de utilização existente antes da pandemia". 

O administrador do BdP, Hélder Rosalino, qye já tinha indicado que esta medida ia ser mantida, reforçou que o sistema é seguro, garantindo que, até à data, não há casos associados a fraudes.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×