2/12/20
 
 
Mário Centeno diz que não tem dúvidas que Paschal Donohoe será "um excelente presidente do Eurogrupo"

Mário Centeno diz que não tem dúvidas que Paschal Donohoe será "um excelente presidente do Eurogrupo"

AFP Jornal i 09/07/2020 20:38

Paschal Donohoe dirigirá pela primeira vez os trabalhos do grupo na reunião agendada para 11 de setembro próximo.

Mário Centeno afirmou, esta quinta-feira, que Paschal Donohoe, que lhe sucede na liderança do Eurogrupo, vai ser um “excelente” líder do fórum de ministros das Finanças da zona euro. "Não duvido que o Paschal vai ser um excelente presidente do Eurogrupo, e desejo-lhe todo o sucesso", declarou.

"Tínhamos três excelentes candidatos, todos muito competentes, ministros experientes e membros do Eurogrupo altamente considerados. Não tenho de vos apresentar o Paschal, mas deixem-me apenas dizer que foi um verdadeiro prazer trabalhar com o Paschal nos últimos dois anos e meio. Os seus contributos para os trabalhos do Eurogrupo foram muito valiosos", afirmou o ex-presidente do Eurogrupo, durante a conferência de imprensa após a eleição. O ministro irlandês ganhou na segunda volta contra a ministra das Finanças espanhola, Nadia Calviño, que tinha o apoio declarado da Alemanha e França.

A partir de uma reunião por videoconferência, Mário Centeno afirmou que foi “uma honra” trabalhar no fórum, como ministro e presidente

"Podemos dizer que os últimos dois anos e meio foram, na maior parte, um intervalo entre duas crises, a soberana e a pandémica. Usámos este período de forma sábia, moldando um novo papel para o Eurogrupo", sublinhou.

Paschal Donohoe, ministro de centro-direita de 45 anos, dirigirá pela primeira vez os trabalhos do grupo na reunião agendada para 11 de setembro próximo.

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×