24/1/21
 
 
Infarmed garante que há stock disponível de remdesivir em Portugal

Infarmed garante que há stock disponível de remdesivir em Portugal

Bruno Gonçalves Jornal i 01/07/2020 20:30

Preocupações surgiram depois dos Estados Unidos terem comprado mais de 500 mil doses do medicamento, que tem mostrado eficácia no tratamento de doentes com covid-19.

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) garantiu, esta quarta-feira, que "existe stock disponível do medicamento remdesivir, de acordo com as alocações que têm vindo a ser feitas" em Portugal.

Em comunicado, o Infarmed revela que contactou o laboratório do fabricante, que negou "qualquer constrangimento futuro no acesso ao tratamento por parte dos doentes portugueses”.

Recorde-se que as preocupações surgiram depois dos Estados Unidos terem comprado mais de 500 mil doses do medicamento, que tem mostrado eficácia no tratamento de doentes com covid-19, à empresa Gilead Sciences, o que equivaleria à quase totalidade do stock do fármaco para os próximos três meses.

O Infarmed vai acompanhar a situação conjuntamente com o laboratório.

Recorde-se que, esta quarta-feira, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, já tinha revelado que o Infarmed tinha entrado em contacto com a Gilead, responsável pela produção do remdesivir, para avaliar o stock.

Na mesma nota, ao Infarmed realça que o remdesivir "obteve um parecer positivo do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA)" e em breve deverá ser aprovado pela Comissão Europeia. No entanto, relembra que esta autorização será "condicional por ainda se aguardarem resultados confirmatórios".

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×