18/10/21
 
 
16 de maio de 1965. Quando amarraram Jackie ao cadáver de Jack...

16 de maio de 1965. Quando amarraram Jackie ao cadáver de Jack...

Afonso de Melo 16/06/2020 09:52

Dois anos após o assassinato de Kennedy, Jacqueline deixava de ser a menina bonita da América e caía sob a brutalidade dos críticos que queriam continuar a vê-la como viúva permanentemente enlutada.

Depois do assassinato de J. F. Kennedy, em Dallas, Elm Street, os americanos começaram a olhar para Jacqueline, a ex-primeira-dama, com um sentimento crescente de desconfiança. De certa forma, foi como se lhe exigissem que tivesse ficado de luto para sempre, cumprindo o papel de viúva inconsolável. Em junho de 1965, o divórcio estava no auge da disputa. A opinião pública, que se revira na sua imagem de dignidade com o saia-casaco cor-de-rosa manchado de sangue do marido morto, caía sobre todos os seus comportamentos com a ferocidade de hienas. Criticavam os seus gestos, o seu guarda-roupa, consideravam indecoroso que surgisse em fato de banho ou traje de esqui nas revistas de sociedade. Jackie estava presa ao cadáver de Jack.

Começaram por chamar-lhe, maldosamente, viúva-alegre. Afinal, para os americanos, Kennedy tinha morrido há apenas dois anos. Havia ainda muitas lágrimas para serem choradas pela mulher que aparecera sorridente numa festa, dias antes, de copo de champanhe na mão. Com a hostilidade a carregar-lhe a ponta da caneta, um cronista comentava: “Jacqueline procurou e obteve todos os privilégios para si e para os seus filhos, apesar das sólidas condições financeiras da sua família. Mas procura uma autopublicidade que contraria as suas declarações de gostar de ser simples. Todas as vezes que vai a um espetáculo ou participa numa cerimónia, pede a presença de fotógrafos. De há um tempo para cá, evita sistematicamente tudo o que possa recordar-lhe a morte do marido”

Leia o artigo completo na edição impressa do jornal i. Agora também pode receber o jornal em casa ou subscrever a nossa assinatura digital.

Ler Mais


Especiais em Destaque

×

Pesquise no i

×