15/7/20
 
 
O projeto que quer ressuscitar a editora Orfeu

O projeto que quer ressuscitar a editora Orfeu

Hugo Geada 12/06/2020 10:21

O Projeto Orfeu tem-se dedicado a mapear o vasto reportório da editora responsável pela maior parte dos álbuns de José Afonso. A investigadora e etnomusicóloga Leonor Losa, uma das suas fundadoras, acredita que através de uma  pesquisa em coleções privadas e públicas e de entrevistas a pessoas que estiveram envolvidas na produção destes discos o trabalho da equipa de investigadores irá ajudar a perceber o contexto histórico da “profundidade da obra” do cantautor,  além de recuperar projetos musicais que caíram com o passar dos anos em esquecimento mas que desempenharam também eles um papel “fundamental na transformação sonora da música popular portuguesa”.

Entre os capítulos da rocambolesca novela da insolvência da Movieplay, que adquiriu na década de 1980 a Orfeu, o arquivo da histórica editora discográfica de Arnaldo Trindade cujo paradeiro se desconhece há anos pode até estar irremediavelmente perdido. Mas há quem esteja a trabalhar para não deixar que a Orfeu, com o seu catálogo, fiquem esquecidos.

“Há uma urgência em explorar e mapear esses reportórios que foram gravados pela Orfeu e perceber e esmiuçar o que é que foi gravado e onde, uma vez que não temos acesso a esses materiais”, explica ao i a etnomusicóloga Leonor Losa, uma das fundadoras do Projeto Orfeu. “É de facto urgente, porque temos que contar com a memória das pessoas e dos músicos e enfim, não termos acesso ao catálogo complica um pouco esta investigação”.

O Projeto Orfeu teve início depois de Leonor Losa ter conhecido Arnaldo Trindade, enquanto trabalhava para a Enciclopédia da Música em Portugal no Séc. XX, uma obra de quatro volumes editada já em 2010 sob a direção de Salwa Castelo-Branco. Desse catálogo pelo qual Arnaldo Trindade é o principal responsável faz parte quase toda a discografia de Zeca Afonso e a obra completa de Adriano Correia de Oliveira.

Leia o artigo completo na edição impressa do jornal i. Agora também pode receber o jornal em casa ou subscrever a nossa assinatura digital.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×